sexta-feira, setembro 15, 2006

Carandiru














Baseado em factos reais, Carandiru é um filme dramático assinado pelo realizador Hector Babenco, que nos conta a história da chegada de um novo médico à penetenciária de Carandiru, São Paulo. Compreensivo e bem educado, rápidamente ganha a simpatia de diversos reclusos que desabafam com ele e lhe contam as histórias das suas vidas. Um filme interessantissimo onde são abordados temas da vida na prisão, como a sida, a homossexualidade, a transsexualidade, o ódio, a morte e a amizade por detrás das grades, as drogas, a religião, o arrepentimento e a saudade. O filme termina num caótico pandemónio que dá lugar a um dos maiores massacres da história brazileira onde morreram 115 reclusos. Com um elenco de luxo, boa realização e representações dignas de óscares, Carandiru é um filme que dá pra rir, pra chorar e principalmente para reflectir. A não perder!

O bom: Boa realização e excelentes representações. Gostei da forma como o filme se desenrolou e como foram abordados tantos temas de forma séria e convicente.

O mau: Não sei porquê, a parte final não me causou o impacto de que tava à espera, não fiquei triste ou chocado como penso que devia.

Nota final: 17